segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

"...Miríri Patururéu... Edobiobó!"

Muitas vezes a sessão nostalgia bate, principalmente pra geração saudosista dos oitenta, trazendo de volta um pedaço de nossas infâncias e adolescências. Os setentistas também entram nesse pacote, afinal, as coisas se misturam um pouco.

No próximo 25 de Dezembro, aproveitando o feriado natalino e o período de férias escolares, estreará um filme que me trouxe nostalgia. "Os Porralokinhas" é um infantil nacional, filme de Lui Farias, que traz um elenco global. Trata-se de uma aventura na floresta brasileira, com índios, amuletos, maldições, vilões caricatos e tudo o que o gênero pede. Mas não pára por aí... O filme traz um chamariz a mais: Flávio Migliaccio revivendo o atrapalhado e corajoso Tio Maneco.

Tio Maneco foi um personagem que surgiu num filme de 1971. O filme seguia a mesma linha citada, mas inovava misturando personagens reais com desenho animado. Além das aventuras na selva, o enredo tinha extraterrestres que vinham em busca de uma flor que poderia salvar o planeta deles. Depois deste, o personagem de Flávio seguiu por mais dois filmes, um pouco mais desconhecidos, e acabou virando seriado nos anos oitenta, com produção da TV Educativa.

Foi nos anos 80 que conheci Tio Maneco, através de dois amigos meus... Dois irmãos que não perdiam um episódio da série. Na casa deles assiti também o primeiro filme da trilogia, que ficou marcado em minha memória afetiva junto a Indiana Jones, Goonies e Cia. Na época algumas brincadeiras giravam em torno do filme, onde cada um de nós representava um dos sobrinhos... Falas eram decoradas com afinco.

Os três primeiros sobrinhos de Tio Maneco, do filme de 71, também ficaram na minha memória. Depois de anos descobri que os três eram irmãos na vida real, filhos de Roberto Farias, produtor do filme (e irmão do Reginaldo...). Claro, seguindo os passos do pai, os três são bem sucedidos hoje em dia... Mauro (na foto, o de verde), Lui (o gordinho) e Maurício (o caçula) são diretores de cinema, trabalham pra TV e são casados com artistas conhecidas: Heloísa Perrisé, que está no infantil, Paula Toller e Andréa Beltrão, respectivamente.

"Os Porralokinhas" é fruto direto da saga de Tio Maneco. Pelo que vi, a trama não gira apenas em torno do herói, tendo outros personagens importantes (incluindo, é claro, as crianças), mas foi escrita, produzida e dirigida por um dos sobrinhos do passado, que certamente teve o personagem como base do roteiro, buscando uma forma de homenagem e de reviver parte de sua própria infância.

Não sei se o filme de 2007 é como o primeiro, não sei se as crianças de hoje se interessariam pelo primeiro, mas indico os dois para os que têm filhos e sobrinhos. Parece ser meio lugar comum, mas pra garotada é sempre válido. E convenhamos: é preferível rever Tio Maneco a ver mais um filme batido da Xuxa ou um sem graça do desgastado Renato Aragão.



OBS:No novo filme, Antônio Calloni faz o personagem adulto que Lui Farias fez quando criança.

Um comentário:

Léo Ramos disse...

Eu com certeza verei, claro que com a desculpa de levar minha afilhada. Hehehe
Adorava Tio Maneco e não perdia um episódio.
Só o nome do filme, que não sabendo do que se trata, nunca levaria meus filhos.