sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Natal em despedida

Não queria ser piegas de novo... Nem voltar a usar o blog como "diário" ou um meio pra desabafar. Mas final de ano tá aí. Natal na boca... E a notícia que marcou minha semana faz eu retornar pra falar de amigos, incertezas e sentimentalismo. De forma meio confusa...

A minha Turma J, a turma mais "Sem Nexo" da Facha, teve a mais triste notícia pra tempos de festa. Perdemos um de nossos membros. E não era um membro qualquer... Era um amigo sincero, que apesar de possíveis conflitos pessoais, transmitia muita tranqüilidade. Era um cinéfilo boa praça, que discutia sobre filmes e seriados, se exaltava, mas nunca ofendeu ninguém seriamente. Pelo contrário... Ficava mais amigo dos que divergiam de suas opiniões, pois demonstravam ter os mesmos gostos.

Esse ano tivemos um reencontro da turma, depois de anos sem nos ver. Pessoas vieram de fora do país, de fora da cidade. Ele foi um dos poucos que não apareceu... Ficou preso no trabalho. Apesar de ter falado com ele há pouco mais de um mês pelo MSN, não o via há anos. Desde os tempos de Facha. E sempre tinha aquela esperança de revê-lo... "Um dia a gente se encontra..." "Na próxima eu vou e nos vemos..."

Não estou triste apenas com a perda... Estou triste também por não ter mais estado com ele. E o vazio maior que fica é saber que não poderei mais colocar o papo em dia, aproveitar mais da companhia. O vazio maior é ter a certeza que ele não estará lá "na próxima". Que o reencontro não vai mais acontecer. E que vão ficar apenas as imagens de fotografia e o que a memória não apagar com o tempo.

Por isso volto aqui, sem preocupação com coerência ou texto, e reforço o que coloquei naquele post dos amigos. Aproveitem seus amigos e familiares o quanto puderem. Deixem o comodismo, os entraves da vida e a preguiça de lado, e busquem mais momentos de convívio. Nunca sabemos quando poderá ser o último. Nunca sabemos se outros virão...

Amanhã terei um desses encontros. Apesar de não ser um grupo de amigos tão distante, todos estão muito animados pela reunião. Segunda-feira passarei a véspera de Natal em família. Todo mundo reunido, falando besteira e tentando fazer daquele momento algo que compense o afastamento que temos durante o ano todo. E é assim que deve ser...

Desejo a todos um Natal de reencontros e de grande convívio. Um Natal de amor. Afinal, o sentido da vinda de Cristo é esse.

E a meu amigo André, que Deus o ilumine.
Ele estará presente com a gente pra sempre.
Fica em paz, meu irmão!

2 comentários:

Léo Ramos disse...

Não tenho nem o que dizer, uma vez que nosso plebeu já disse tudo e mais um pouco. Fiquei muito triste com a perda deste grande amigo e sempre que me lembro do que aconteceu fica difícil acreditar. Sem querer ser redundante mas o Alan está cheio de razão, as vezes a gente deixa de encontrar os amigos, deixando sempre pra depois e pode ser que esse depois nunca chegue.
É muito emocionado que paro por aqui, com a saudade do amigo que nunca mais verei, mas que estará sempre na minha memória.

Ludmila disse...

Alan, vc não poderia ter escrito palavras e sentimentos mais bonitos. Para quem pensava que estava escrevendo despreocupado com o nexo do texto, vc escreveu de maneira comovente e sincera. Eu não era da turma de vcs, apesar de estarmos juntos na FACHA nessa época. E me solidarizo com seu sentimento e espero que onde ele estiver, esteja bem, em paz, principalmente em paz.
Grande abraço da amiga,
Ludmila