segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

25 milhões de músicas para download...e de "grátis"


O serviço de música online Qtrax anunciou, neste domingo, uma parceria com grandes gravadoras, incluindo EMI, Sony BMG, Universal Music e Warner Music, que vai possibilitar que usuários baixem de graça títulos dos mais variados gêneros, desde grandes hits da atualidade até clássicos e raridades.

Para acessar as músicas, o usuário terá de ir ao site da Qtrax e baixar um software específico. Atrelada à nova ferramenta, está o software Digital Rights Management (gerenciamento de direitos digitais, em tradução livre), que permitirá às gravadoras checarem quantas vezes suas músicas foram baixadas e tocadas.O serviço será disponibilizado por meio de uma rede "peer-to-peer" (P2P) de compartilhamento de arquivos pela internet.

As músicas que poderão ser baixadas pelo Qtrax não serão compatíveis - pelo menos em um primeiro momento - com o iPod. Mas a empresa, que passou os últimos cinco anos desenvolvendo a nova ferramenta, já anunciou que está estudando uma “solução para o iPod”, a ser disponibilizada em 15 de abril. Cerca de US$ 30 milhões (R$ 53 milhões) foram investidos pela Qtrax na nova tecnologia.

O chefe-executivo da empresa, Allan Klepfisz, disse que os consumidores agora poderão compartilhar música legalmente pela internet: “Nós queremos poder disponibilizar música de graça num ambiente de total legalidade que permitirá que os artistas sejam pagos”.

Eu, particulamente, achei ótimo essa solução. Agrada a todos, os fãs e os artistas, que não deixam de ganhar com o seu trabalho. Depois de muitos anos de brigas (gravadoras x internet), enfim, as gravadoras estão começando a aceitar o inevitável...a tecnologia em nossas vidas, que acaba sendo um meio de suprir os nossos desejos de ter músicas que gostamos, já que não temos 40 reais sobrando para comprar cds de cada banda preferida. Well done!

Bjs e inté!

Um comentário:

Cafeína disse...

a tendência é essa, vamos esperar q todos um dia tenham uma solução assim!