segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Feliz Dia Smurf

Os Smurfs celebram 50 anos de existência nesta segunda-feira com muita festa no seu país de origem, a Bélgica, e com uma inusitada campanha de "invasão surpresa" em outros países europeus.


O belga Pierre Culliford, conhecido como Peyo, criou os Smurfs em 1958. Para celebrar os 50 anos de existência, os personagens "invadirão" 20 cidades em 15 países europeus para proclamar o "Feliz Dia Smurf", com estátuas brancas do tamanho dos personagens espalhadas pelas cidades.


"Imagine acordar em uma manhã e descobrir, de repente, milhares de Smurfs espalhados por seu bairro. Eles poderão estar em qualquer lugar. Certamente todo mundo vai sorrir", antecipa Hendrik Coysman, diretor da IMPS, empresa belga que administra os direitos autorais dos Smurfs.


Peyo inventou o nome Smurfs (Schtroumpfs, em francês) antes de criar os personagens. Ele achava a palavra divertida e usava para substituir qualquer nome ou verbo. Uma das primeiras tentativas de dar um rosto ao nome Smurfs resultou neste desenho.


No primeiro desenho em que aparecem com sua forma mais próxima do desenho moderno, em 1958, os Smurfs ainda tinham cinco dedos. Os personagens acabaram ganhando o mundo e uma versão em desenho animado com um dedo a menos.

Os Smurfs apareceram pela primeira vez na televisão em um curta-metragem em branco e preto realizado pela produtora belga TVA e transmitido em 1959, um ano depois de terem sido criados por Pierre Culliford.


Apenas em 1981 os Smurfs apareceram coloridos nas telas de televisão americana, pelo canal NBC, ganhando fama mundial. Os personagens viraram desenho animado graças aos estúdios americanos Hanna & Barbera.

As comemorações se iniciam com o lançamento na Bélgica do livro Les Schtroumpfs et le livre que dit tout ("Os Smurfs e o livro que diz tudo", em tradução livre) e de uma coleção de livros de bolso para o mercado francês.

É meus queridos plebeus e plebéias...estamos ficando velhos!

Bjs e inté!

2 comentários:

Juliana Aquino disse...

Lalalalalalalalalalalalalalalalaaaaaaaaaaaa
hehehe

Juliana Aquino disse...

Ah o pior é quem vai fazer 31 primeiro este ano...