sábado, 5 de janeiro de 2008

Outro Top 10

Estou sempre seguindo o ritmo da Graziella.
Mas não vou entrar no mérito de músicas divertidas. Muitas outras poderiam entrar na lista... E confesso estar meio sem inspiração pra entrar no mérito.

Vou seguir pra outro lado... Todos temos nosso lado brega, nosso lado escatológico, nosso lado sarcástico, nosso lado vexaminoso... Enfim, lados que nem sempre revelamos pra não sermos execrados. Todos sabem que sou brega e isso pra mim não é motivo de vergonha. Mas tem um lado meu que, aos olhos da "mainstream", é um misto de brega, vexaminoso, chato e até, pelo histórico de parte dos apreciadores, meio -eh, como direi - "sensível": o gostar de musical.


Antes que os leitores imaginem coisas, não vejo musical pelo "glamour", pelo "corpo de dança estonteante", pelos "figurinos divinos", nem gosto da Barbra Streisand ou da Liza Minelli... Gosto de música em geral, e o gênero não poderia ficar de lado.

Trago aqui um Top 10 Cenas de musicais medianos.

Por que medianos? Porque não são os clássicos dos musicais. Deixo os batidos de lado e trago aqui aqueles que considero bons, mas nem sempre são conhecidos do grande público. Medianos em popularidade. (Vale dizer que os 10 foram colocados, na verdade, meio aleatoriamente. Não estou sendo tão crítico...)

TOP 10 (Como não sou expert como a Graziella, vou colocar os links mesmo...):

10 - Shock Treatment http://br.youtube.com/watch?v=-2AtIZVqJ0Y
Cult total. Deve ser o musical menos visto de todos os tempos... Foi a seqüência de Rocky Horror Show, mas não "vingou" como o primeiro. Virou cult do cult. Virou um lado B do primeiro, trazendo de volta dois dos personagens principais e alguns atores do elenco, incluindo o criador de ambos, Richard O´Brien. As músicas também são piores, mas essa aí meio que grudou em mim como chiclete.

09 - All that Jazz http://br.youtube.com/watch?v=feO64-Ovt6U&feature=related
Musical do final da década de 70 que vi muito quando criança. Auto-biografia de Bob Fosse. "Bye bye life" é "paródia" de "Bye bye love", dos anos 50. A cena é a mais teatral do filme e mostra a morte do protagonista.

08 - Annie http://br.youtube.com/watch?v=qkGCwd6SQ4Y&feature=related
Todo mundo tem a imagem daquela orfã ruiva cantando "Tomorrow", um tom lá nas alturas, meio aos berros... Mas tirando o lado 'apresentação de final de ano de escola americana', algumas músicas do filme são legais. Essa daí virou "base" pra um hip hop há pouco tempo e por isso trouxe pra ser reconhecida... Agora, essas crianças são sempre muito "Gente Inocente", né não?

07 - A casa mais suspeita do Texas http://br.youtube.com/watch?v=4873mPdm1Ro
Outro filme que vi quando era pequeno. Tinha visto o "Como eliminar seu chefe" com a Dolly Parton e, "não sei por quê", fiquei vidrado. Rapidamente reparei que era o maior "decote" que já tinha visto na vida. Esse filme é bem por aí... A melhor cena do filme traz um monte de mulheres em camisolas, lingeries e vestidos decotados. E, no meio, os atributos de Dolly Parton. A música até que é legal também... (hehe) OBS: "Whitney Houston my ass"... Se tiverem saco de ver esses links e de procurar no youtube, vejam que "I will always love you" já era cantada há muito tempo. Tudo bem, isso não é grande vantagem, mas mostra que Dolly Parton tem um hit maior que "Nine to five". E, mesmo que meio country, a versão dela é bem menos chata.

06 - Bugsy Malone http://br.youtube.com/watch?v=sA_0cvd1EUM
Filmezinho "Sessão da tarde". A idéia é bacana: crianças vivendo papéis de adultos num filme meio noir. A cena em questão é a última, que traz a mensagem de praxe: seja bom com o próximo ou o fatídico "temos que ajudar nossos amigos". A música, pra quem não viu o filme, pode ser reconhecida, porque a parte final foi (ou ainda é) trilha de um comercial da Coca-Cola. OBS: Jodie Foster está lá, pré-adolescente, e já faz uma cara meio sem graça quando o gordinho beija ela.

05 - Hairspray http://br.youtube.com/watch?v=jo6kjkVD-Ew&feature=related
Esse era um filme cult... Esse ano ficou hollywoodiano. Nem vi ainda essa versão, mas encontrei essa cena e achei legal colocar. Gosto de algumas músicas e o escracho do original ainda deve ter se mantido um pouco. John Travolta, claro, não canta bem, mas acho que mandou bem na caracterização... (a cena é meio grande. Achei uma editada, só com a música, mas a imagem era pior...)

04 - Tommy http://br.youtube.com/watch?v=kGe1K8XwOpA&feature=related
Os fãs de rock conhecem bem... Sucesso maior do The Who. Cena mais clássica, pois é a música mais clássica. Elton John no vocal, com um figurino realmente ridículo. Um pouco de rock sempre vai bem... Acho que vocês já devem conhecer. Não vou entrar mais no mérito...

03 - Rocky Horror Picture show http://br.youtube.com/watch?v=H-vgsn6d8IQ
Cult e bizarro. Terrir total. Com músicas muito boas, que poderiam entrar no gênero "divertidas"... A cena em si é a mais clássica do filme. Susan Sarandon está lá, em início de carreira, nova e "jeitosinha".

02 - O Baile http://br.youtube.com/watch?v=5tw2jft6e14
Esse é um filme realmente musical. Só tem música... Não tem falas nem letras. Só melodias. E a ação é toda feita na interpretação "corporal" dos atores. Seria fácil defini-lo como mudo se o enredo não girasse em torno de um salão de dança, se a dança não estivesse tão presente e a música não tivesse o peso que tem, indo além de uma simples trilha. Já ouvia falar do filme, mas nunca tinha visto. Achei muito bom. A cena em si é meio grande, mas o que é legal é ver como o entendimento dos sinais é simples e universal.

01 - Rent http://br.youtube.com/watch?v=7LcGnP3HY_A
Não poderia deixar de fora... Acho que o que mais me atrai em Rent é como foi concebido. Rent é baseado numa ópera (quase uma adaptação), mas trazido pra atualidade (anos 90), com boemia, arte, sexualidade (aids, heteros, homos, bis, drags etc), drogas e afins. O fato mais marcante é que o autor da peça, Jonathan Larson, morreu no dia do ensaio geral. Ele lutou a vida toda pra produzir seus textos e quando conseguiu meios de montar a peça, depois de anos focado nela, morreu de problemas cardíacos. A luta dele foi meio que a luta dos personagens da história, personificada. A cena em questão, a meu ver, é a melhor musical do filme.

Bem, é isso. Tive a idéia de falar disso e realmente fui a fundo. Espero que isso gere outros Top 10.

2 comentários:

Juliana Aquino disse...

A nova versão de Hairspray é ótima! Travolta está impagável!!!
Beijocas

Grazy Vedder disse...

Realmente, alguns não conhecia, Annie fez parte da minha infância e TOMMY É O MELHOR DE TODOS!!!!!

Tenho o DVD, e não me canso de assistir a longa trajetória do Tommy, desde a sua dura e traumática infância, até a sua ascensão e queda. É maravilhoso, e pessoas como Eric Clapton (The Priest), Tina Turner (The Acid Queen) e Elthon John (Pinball Wizard)dão um tom eletrizante ao filme. Excelente...um dia ainda assisto na Broadway!

Ih, desculpa gente, acho que me empolguei, rsrsrsrsrs!