quarta-feira, 5 de março de 2008

A Face do Mal

Um artista gráfico decodificou a aparência de alguns dos mais conhecidos e temidos vírus que afetam o mundo virtual. As imagens, criadas pelo romeno Alex Dragulesco, foram encomendadas pela empresa britânica MessageLabs, que trabalha com sistemas de segurança online.

Para criar as imagens, a empresa disponibilizou os códigos dos vírus para Dragulesco. Os dados foram inseridos em um programa de computador criado por ele, que, segundo a MessageLabs, "transforma códigos em imagens de 3D".

A partir desta imagem, o artista trabalhou na aparência dos vírus famosos como o programa Trojan, o malware Storm e spams, entre outros.

Uma porta-voz da MessageLabs disse à BBC Brasil que as imagens representam "uma correlação real entre os códigos e a aparência dos vírus" e que "não se trata de uma impressão do artista".
"Foi possível observar que vírus que faziam parte da mesma 'família' apresentavam similaridades. Em um dos casos, enviamos o código de um vírus que carrega consigo um hóspede e a imagem retratou o hóspede também", disse.

A série de 15 imagens será usada para promover a nova campanha de marketing da empresa.


Tróia



Acima, o vírus Netsky, que faz cópias de si próprio para os e-mails encontrados no computador infectado.



Um tipo de Phishing



Imagem do Russian 3, um tipo de spam que usa a insegurança dos usuários para incentivar o acesso com mensagens como "sei que você está ficando gorda", entre outras.



Nesta imagem, Dragulesco decodificou uma espécie de spyware, vírus que recolhe informações do computador infectado e as tranfere para outra fonte, geralmente para uso em atividades fraudulentas



Storm

Bjs e inté!

2 comentários:

r a c h e l disse...

Até que eles são bonitinhos! Eu juro que queria ver era a cara do NetNews e do Notes. Huahuahuahua. Aposto que são feios pra caramba!

bjbj

Grazy Vedder disse...

HAHAHAHAHAHA...CONCORDO!!! Uma parada bem mutante...HAHAHAHA