quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Som do Brasil

Outro dia, alguns de nossos plebeus ausentes (estamos todos, menos a Juliana) conversavam sobre a música brasileira em uma mesa de bar e chamaram a atenção para certas letras, que seriam um tanto sem sentido.

Bem, não precisa dizer que sou nacionalista nessas horas... Não porque quero levantar bandeiras, mas porque realmente gosto de nossa Cultura. Samba, xote, forró, maxixe, afoxé, chorinho, e tantos outros estilos, que conhecemos com a vida ou com o Ivan Proença e o Luís Fernando Vieira. (Ha-ba-nei-ra)

Dias depois da discussão vi um dos poucos programas que a Globo produz e que ainda acho interessante (dependendo do homenageado): o Som Brasil. Por mais que o formato pareça um tanto "limitado" (aquele gira-gira pode deixar tonto), acho louvável o que eles fazem... Um songbook de uma hora, com um artista ou grupo consagrado e três que estão "começando" (...a despontar pra mídia).

Uma das melhores edições que vi até hoje foi a do Ary Barroso. A gente se dá conta nessas horas de que não sabe ou confunde nossos compositores. E fica naquela: "caramba, essa música é dele..."

Resolvi passar aqui e deixar amostras do programa, em algumas edições. Primeiro, porque como de costume, a Globo só passa o que é bom de madrugada e quase ninguém vê... Segundo, para deixar um pouco do que considero bom. Terceiro, pra apresentar as tais "novas" vozes apresentadas e que merecem algum destaque.

Som Brasil Ary - Roberta Sá



(Retirado por violação de direitos? Violar direitos no youtube é de praxe... E acho que contribui muito pra quem produz. Porque geram posts como esses, que divulgam um programa, por exemplo... Vai saber.)

Som Brasil Ary - Casuarina



Som Brasil Ary - Fênix (esse é pra Graziella... estilo Ney Matogrosso, com naipe de samurai e voz de Gal Costa - no mínimo, curioso)



Som Brasil Gonzaguinha - Simone com as Chicas (já deixei vídeo delas aqui - vejam tudo o que puder, porque são foda)



Som Brasil Caetano - Jauperi



Som Brasil Gonzagão - Marina Elali



Som Brasil Cazuza - Ana Cañas



Som Brasil Noel - Lucas Santtana & Seleção Natural



Som Brasil Noel - Orquestra Imperial



Desculpem pela empolgação.

Nenhum comentário: