segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Crise cobalística e resposta franciscana

O blog, sem posts, está num período de vazio...
Talvez, como os seus participantes. Talvez, como o mundo em crise.

Uns estão em crise existencial, profissional, amorosa. Outros, simplesmente sem tempo. Na correria contra o trabalho, estudo e tentativas de lazer.

Particularmente, ando pensando em mudar de ares. Quem sabe sair por um tempo, viver outras coisas. Infelizmente, essa vontade chegou num período ruim para toda a humanidade. Um período que não ajuda a ter coragem pra mudar de ares.

No meio disso, comprei um filme que me trouxe de volta uma história inspiradora: Irmão Sol, Irmã Lua, do Zeffirelli. A história de São Francisco de Assis. E de Santa Clara...

Depois de muito tempo, ontem fui à missa. O tema central era, basicamente, ouvir o que Deus tem a nos dizer. Encontrar os meios... Para mim, isso já foi mais fácil. Hoje, estou mais fechado. Mas, na verdade, a resposta para ter a abertura está na revelação de Francisco.

A gente acha que Ele virá nos falar num lampejo de luz, que as nuvens vão se abrir e anjos virão apontar o caminho. Milagres em vida. A gente espera uma mágica de Mister M pra ter fé. Mas, como bem disse em conversa rápida com um amigo cobalístico, as respostas, no fundo, nós já temos. E pra encontrar, basta fazer o que Francisco fez... Francisco foi santo por coragem e simplicidade. Que é o que nos falta e do que nos afastamos.

Espero que este momento de crise passe no mundo e em mim. Não crise financeira, porque se importar tanto com isso vai de encontro com o exemplo do santo. A crise existencial. A crise do medo de mudar e do complicar a vida. A crise que somos nós. Da qual não conseguimos nos desprender...

Deixo aqui uma parte do filme, com uma música, cuja versão em português (diferente, é claro), é minha velha conhecida dos idos de Encontões. E, depois, uma parte do filme, que traz algumas mensagens.





OBS: OK, Bruno... Leitores, desconsiderem a corridinha nos campos. É pra mostrar a simplicidade da vida, a libertação, mas ficou meio "estranho".

2 comentários:

Dany Braga disse...

putz.....amei o texto. E o que vc disse é perfeito. A resposta realmente já está dentro de nós. Mas dói demais mudar.

Grazy Vedder disse...

Sou devota de São Francisco...apesar de não ser católica! Toda vez que escuto sua oração, choro de uma maneira inexplicável.

É uma das histórias mais bonita e humana que existe!!!!

Adorei o seu post Alan...thks dude!