quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Carnaval: viagem, folia, descanso e meio-fio


Ah... O Carnaval. Mais um ano se passa e o Brasil se prepara para começar verdadeiramente seu ano. Desta vez, mais cedo.
Tem quem não goste de Carnaval... Também por esse motivo. Eu gosto. Mas não apenas porque sou um bom admirador de samba, mas porque acredito realmente que as pessoas hoje em dia não têm muito tempo para a felicidade. E, pessoalmente, eu tenho absoluta certeza de que o ser humano foi feito pra ser feliz. O que estraga são as escolhas erradas e tudo aquilo que já discutimos por aqui.

Quando falo de felicidade, não é a exagerada, a sem limites... Não sou do tipo que perde a cueca e termina a noite caído no meio-fio, lambido por um cachorro vira-lata. Não considero essa a imagem da felicidade. Ao menos não para mim... Felicidade é ter quatro dias pra encontrar com amigos, dar boas risadas, ouvir a bateria de perto e conhecer gente nova. (E quem sabe algo mais, claro... Sempre esperamos e estamos em busca do algo mais.)

Mas é bom também saber que, apesar de ter gente trabalhando nesses dias - porque algumas coisas têm que funcionar - a maioria pode aproveitar os dias pro que bem entender. (quem trabalha poderá, eventualmente,tirar folgas depois... Com exceções como a Juliana, claro, que não ganha hora extra e trabalha 365 dias no ano) Tem quem viaje pra fugir da folia. Tem quem viaje pra ser folião em outro canto. Tem quem fique ou venha pro Rio de Janeiro e descubra que Carnaval é mais que escola de samba. Tem quem fuja da folia e tire os dias pra descansar. E, claro, tem quem termine a noite no meio-fio. Tudo bem. Se não estiver sendo ruim pra outra pessoa, cada um que saiba de si.

Então é isso... Carnaval chegou! E como a partir de amanhã Momo começa a reinar, o súdito plebeu se sente na obrigação de deixar o recado para os membros da plebe: divirtam-se. Mesmo que presos no trabalho, deixem que o clima de festa e a realeza carnavalesca invadam o que há de pobre e triste em seus ambientes cobalísticos, mesmo que seja apenas um pequeno e pouco notado espaço. Sem permissividade, mas permitindo que a folia nos dê gás pra levar mais um ano!

Boa viagem a quem for viajar. Boa folia a quem for foliar. Bom descanso a quem for descansar. Bom meio-fio a quem for meio-fiar. E aos que quiserem se juntar a este plebeu nos blocos da vida, é só procurar. (Ah... E bom trabalho a quem for trabalhar!)

2 comentários:

Juliana Aquino disse...

Amigo terei dois dias de folga!! Uhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu
Mas o q eu posso fazer se o site não é nada sem mim? hahahahahha
Beijosssssssss

Anônimo disse...

Alan, Alanzito, que pena que a folia já se foi e nós, aqui estamos, com o ano, ou melhor, todas as suas atividades, mais que iniciadas, mas vamos em frente, porque afinal, daqui há pouco teremos novamente, outro carnaval, sempre a espera de encontrarmos algo, mesmo que seja a esperança que nos falta e a desmotivação para continuar a luta do dia-a-dia, pensando no próximo carnaval que virá, no próximo chapéu de malandro que deixamos cair nos blocos da vida depois da boemia santa de cada dia. Bjs, Diana