segunda-feira, 17 de março de 2008

Teoria dos Seis Graus de Separação

Acompanhando as teorias de Léo Ramos, vulgo Galvão, e seguindo o que lembrou Isabel no último encontro cobalístico (que não foi na Cobal), trago aqui a teoria dos seis graus.

A partir de um estudo científico, criou-se o mito de que, no mundo, são necessários, no máximo, seis laços de amizade para que duas pessoas estejam interligadas. Na realidade, quem usa a palavra "mito" é o Wikipédia. Eu não duvido de nada nesse mundo...

O Wikipédia traz o exemplo do Kevin Bacon. Engraçado que a teoria não é do Kevin Bacon, ele é apenas um exemplo. Mas muitos, quando falam dela, citam: aquela teoria do Kevin Bacon. E nós, que levamos tudo ao pé-da-letra, já imaginamos o Kevin Bacon de óculos e jaleco, dando entrevista e demonstrando sua teoria.


Vamos a ela, por exemplificação do Wikipédia: "Um resultado interessante pode ser visto num jogo para a Internet denominado Oráculo de Bacon (The Oracle of Bacon). O jogo, criado por Brett Tjaden, um cientista da computação da Universidade de Virgínia, e mantido, atualmente, por Patrick Reynolds, mostra como um ator, no caso Kevin Bacon, se relaciona com os demais artistas, sejam de filmes americanos ou não. Para exemplificar, a atriz Fernanda Montenegro tem um número Bacon de 3, obtido da seguinte forma: ela atuou em Joana Francesa (1973) com Jeanne Moreau; esta atuou com Eli Wallach em The Victors (1963) e, finalmente, este atuou com Kevin Bacon em Mystic River (2003). Já Carmem Miranda tem um número de Bacon de 2 e Mazzaropi, 3. Pode-se, também calcular a distância geodésica entre quaisquer pares de atores. Assim entre Fernanda Montenegro e Carmem Miranda, a distância é de 2 porque Fernanda Montenegro atuou em Mãos Sangrentas (1955) com Heloisa Helena, que por sua vez atuou em Alo Alo Carnaval (1936) com Carmem Miranda."

Bem... Estive ontem com um amigo, que alguns dos plebeus conhecem: o JP. Ele está trabalhando como assessor de imprensa de filmes e tem lidado com artistas. Não sei se ele trabalhou com/para a Fernanda Montenegro, mas levando em consideração que já trabalhou com alguns, minha relação com o Kevin Bacon já é de 6: JP, algum artista, Fernanda Montenegro, Jeanne Moreau, Eli Wallach, Kevin Bacon. Pode ser que por outro caminho eu chegue mais rápido, mas a teoria com este exemplo já deu certo pra mim.


Bem, quem me conhece, mas não conhece o JP, já teria uma relação de sete graus com o Kevin Bacon... Isso já colocaria abaixo a teoria. Portanto, aconselho que procurem outros meios para comprovar...

Agora, pensando cá com meus botões, eu me pergunto: será que eu teria seis graus com algum desconhecido, por exemplo, na Antártida? Ou será que só dá certo com o Kevin Bacon (e com a Carmem Miranda)?

Hum... Melhor não duvidar mesmo.
Nunca se sabe... Afinal, o mundo é mesmo um orkut.

3 comentários:

Maisumcaféplease disse...

Esse blog tá muito lindoooooooooooooooooooooo
Uhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

Léo Ramos disse...

Então, vc tem uma ligação de seis graus com o Bacon do kevin... quer dizer, com o kevin bacon. rsrsrs

Grazy Vedder disse...

geeeeeeeeennnnnnnnnnteeeeeeeee...isso é muito complexo....